OBRIGADO PELA VISTA

AS 10 ESTRATEGIAS DE MANIPULAÇÃO EM MASSA

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AS 10 ESTRATEGIAS DE MANIPULAÇÃO EM MASSA SEGUNDO NOAM CHOMSKY.

1. DISTRAÇÃO: Um dos Principais componentes do controle da opinião pública. Essa estratégia é fundamentada em duas frentes.
a) Primeiro é, desviar a atenção do publico daquilo que é realmente importante, oferecendo uma avalanche de informações secundárias e inócuas que é como uma cortina de fumaça que esconde os reais focos de incêndio.
b) Em segundo é, distrair o público dos temas significativos e importantes tanto na área da economia, quanto da ciência e tecnologia (tais como Psicologia, neurobiologia, cibernética...)

2. CRIAR PROBLEMAS E DEPOIS OFERECER SOLUÇÕES: Este método também é chamado de Problema-reação-Solução. Se cria um problema, uma situação prevista para causar certa reação no público, a fim de que este seja o mandante das medidas que se deseja aceitar.

       Exemplo 1: Deixar que se desenvolva ou que se intensifique a violência urbana, ou organizar atentados sangrentos, a fim de que o público seja o mandante de leis de segurança e políticas desfavoráveis à liberdade.

     Exemplo 2: Criar uma crise econômica para fazer aceitar como um mal necessário o retrocesso dos direitos socias e desmantelamento dos serviços públicos.

3. ESTRATÉGIA DE GRADAÇÃO: É uma estratégia de aplicação de medidas impopulares de forma gradativa e quase imperceptível.  Por exemplo, entre o ano de 1980 e 1990 foram aplicadas medidas governamentais que desembocaram no perfil de estado mínimo, privatizações dos serviços públicos, precariedade da ação do estado (principalmente na segurança, saúde e educação), flexibilidade das leis trabalhistas, desemprego em massa, achatamento salarial, etc.

4. DEFERIR: Esta estratégia consiste em fazer os cidadãos pensarem que é tomada uma medida que é temporariamente prejudicial, mas que no futuro pode trazer grandes benefícios para toda a sociedade e, é claro para os indivíduos. O objetivo é que as pessoas se acostumem com a medida e não a rejeitarem, pensando no suposto bem que ela trará amanhã. Chegado o momento, o efeito da “normalização” já funcionou e as pessoas não protestam porque os benefícios prometidos não chegam.

5- INFANTILIZAR O PÚBLICO: Muitas das mensagens na televisão, especialmente na publicidade, tendem a falar ao público como se fossem crianças. O objetivo é vencer as resistências das pessoas. É uma das estratégias de manipulação em massa que busca neutralizar o senso crítico das pessoas. Os políticos também empregam essas táticas, por vezes se mostrando como figuras paternas.

6- RECORRER ÀS EMOÇÕES: As mensagens que são projetadas a partir do poder não têm como objetivo a mente reflexiva das pessoas. O que procuram principalmente é gerar emoções e atingir o inconsciente dos indivíduos. Por isso, muitas dessas mensagens são cheias de emoções.

      O objetivo disso é criar uma espécie de “curto circuito” com a área mais racional das pessoas.  Com emoção, o conteúdo geral da mensagem é capturado, não seus elementos específicos. Desta forma, a capacidade crítica é neutralizada.

7- CRIAR PÚBLICOS IGNORANTES: Manter as pessoas na ignorância é um dos propósitos do poder.  Ignorância significa não dar às pessoas as ferramentas para que possam analisar a realidade por si mesmas. Dizer-lhes os dados anedóticos, mas não deixar que conheçam as estruturas internas dos factos.


      Manter a ignorância também é, não colocar ênfase na educação. Promover uma ampla lacuna entre a qualidade da educação privada e da educação pública. Adormecer a curiosidade pelo conhecimento e dar pouco valor aos produtos da inteligência.                                                                         

8. PROMOVER PÚBLICOS COMPLACENTES: A maioria das modas e tendências. Não são criadas espontaneamente. Quase sempre são induzidas e promovidas a partir de um centro de poder que exerce sua influencia para criar ondas maciças de gostos, interesses ou opiniões.

      Os meios de comunicação geralmente promovem certas modas e tendências, a maioria tolos, supérfluos ou até mesmo ridículos. Convencem as pessoas de que se comportar assim é “o que está na moda “.

9. REFORÇO DA AUTO CULPABILIDADE: Fazer com que o indivíduo acredite que somente ele é culpado pela sua própria desgraça, por causa da insuficiência de sua inteligência, suas capacidades, ou de seus esforços.

       Assim, no lugar de se rebelar contra o sistema econômico, o indivíduo se auto desvaloriza e se culpa, o que gera um estado depressivo, cujo um dos efeitos é a inibição de sua ação. E, sem ação, não há questionamento!
10. MONITORAÇÃO (CONHECER AOS INDIVÍDUOS MELHOR DO QUE ELES MESMOS SE CONHECEM): No transcurso dos últimos 50 anos, os avanços acelerados da ciência têm gerado uma crescente brecha entre os conhecimentos do público e aqueles possuídos e utilizados pelas elites dominantes.
      Graças à biologia, a neurobiologia a psicologia aplicada, o “sistema” tem desfrutado de um conhecimento avançado sobre a psique do ser humano, tanto em sua forma física como psicologicamente.
    O sistema tem conseguido conhecer melhor o indivíduo comum do que ele conhecer a si mesmo. Isto significa que, na maioria dos casos, o sistema exerce um controle maior e um grande poder sobre os indivíduos, maior que dos indivíduos sobre sim mesmos.   

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